segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Goodbye 2016! Welcome 2017!



E pronto... mais um ano que chega ao fim e um novo que nasceu...
Despedi-me do ano velho (e dei as boas vindas ao novo) em casa, com o sr. Namorido, o Valentim, o padrinho do Valentim e a namorada (a Ana), a minha irmã Sónia e a Kika. Não passou de mais um jantar semelhante a tantos outros que acontecem ao longo do ano. Comemos, bebemos, dissemos parvoíces e rimos muito. Vimos a vitória da Helena do SS6 e cedemos ao cansaço ainda a horas decentes. Escreveu-se assim a última página deste livro de 366 dias. Ontem fomos almoçar fora em família e a tarde foi dedicada a comer restos e jogar Uno Spin.
2016 foi um ano de emoções. Comecei o ano a trabalhar em full-time, a fazer uma substituição por baixa médica. Saí em Junho, aquando do regresso da colega ausente. A meio de Julho voltei para fazer reforço de verão, em regime de part-time de fim de semana. Saí no final de Agosto. Regressei a meio de Setembro, com a mesma carga horária, mas desta vez com contrato de 6 meses. Optei por me demitir a meio de Novembro, por desagrado com algumas coisas mas sobretudo por razões pessoais que falarei mais adiante.
A nível familiar, vi dois dos meus sobrinhos a começarem namoros e a terminá-los. A minha irmã Sónia terminou um casamento de 17 anos que já não a fazia feliz. O meu próprio casamento passou (e continua a passar) pela maior das provações: viver à distância de milhares de kilometros. Em finais de Abril, decidimos mudar de país. Temos alguns amigos a viver na Suíça, a hipótese de irmos tentar a sorte lá já tinha sido falada algumas vezes mas eu desviava sempre o assunto. Porque tinha medo. Porque a minha família está aqui. Por razões que eu nem sei bem quais. Mas a ambição de uma vida melhor a vários níveis que não só o financeiro e o facto de num par de horas conseguir voar até Portugal fez-me pensar 'why not?'. Achámos que seria mais prudente ir primeiro o sr. Namorido (viajou em finais de agosto) e, quando tivesse trabalho estável e casa própria (actualmente vive em casa de um casal amigo), iria eu e o menino.
Foram muitas as lágrimas, foi grande a solidão, o cansaço de fazer de pai e mãe, o medo de estar a dar um tiro no pé... e foi por tudo isto que optámos pela minha demissão. Assim, enquanto não me mudar para a Suiça também, dedico-me ao meu filho, às formações na área da estética e à minha Xaarm.
2017 promete vir a ser um ano de muitas mudanças e, no que depender de mim e da minha vontade, de muito sucesso.
Segue-se então a minha lista dos 12 objectivos mais importantes:

1º Ser feliz. Ainda mais do que já sou. Acima de tudo isso.
2º Ser mais organizada. Só assim conseguirei dar conta do recado e ter sucesso nos desafios a que me proponho.
3ºAprender a falar francês fluentemente. Por razões óbvias e porque em tempos já dominei a língua.
4º Perder 15kg. Desta vez não posso perder a coragem. Pela minha saúde.Pela minha vaidade. Pelo meu bem-estar.
5º Fazer exercício físico pelo menos 3 vezes por semana. Faz bem ao corpo e à mente.
6º Fazer pelo menos 4 formações de estética. A primeira será já este mês e será de Extensão de Pestanas Master.
7º Fazer pelo menos um workshop com a maquilhadora Inês Franco.
8º Baptizar o Valentim. Fiz 10 anos de catequese e tenho amizades que vêm desses tempos. Não sendo frequentadora da igreja, tenho a minha fé. O Valentim anda num colégio inter- paroquial, onde também lhe são passados os valores do catolicismo. Para mim, faz todo o sentido baptizá-lo.
9º Lançar o site da Xaarm e pô-lo a bombar. Porque sou feliz a criar e este é um projecto que pode ter continuidade aquando da minha mudança de país.
10º Fazer tratamento dentário. Os meus dentinhos estão mesmo a precisar de cuidados mas, por razões financeiras, fui adiando a ida ao dentista. Conto começar a tratar deste assunto ainda este mês.
11º Mudar de país. Não sei quando será mas quero muito que seja este ano.
12º Trocar de carro. A minha carrinha de 1998 enche-me as medidas em termos de espaço mas não é o carro indicado para 'ir para as neves'.

Outros desafios surgirão e irei abraçá-los com coragem. Quero muito que este ano seja especial e não me falta entusiasmo para fazer o que estiver ao meu alcance para que assim seja.  Citando o meu conterrâneo David Antunes 'Que daqui a um ano estejamos aqui a desejar um feliz 2018'... 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Passatempo Dia Mundial da Criança - Younik Handmade

Ahhhh, tantas são as vezes em que desejo voltar a ser criança...vou mantando essa saudade através do meu filho, absorvendo os momentos dele,...