terça-feira, 28 de outubro de 2014

Mentira

Ontem terminei o meu post a dizer que ia fazer limpeza à cozinha. Menti! De facto, passei o dia na cozinha mas não foi a fazer limpeza. Puré de maçã para o príncipe V*, biscoitos de chocolate, sopa, compota, rissóis de carne.... foi um dia cheio de cozinhados! Limpeza só mesmo da loiça que fui sujando. 
Comecei por fazer puré de maçã, pois o meu piolhito é um bocado torto para comer fruta. Tinha ali umas maçãs que não quis deixar estragar e fiz então um puré para a sobremesa do príncipe.

 

A água de cozer a maçã foi aproveitada para ele beber ao longo do dia pois estava cheia de vitaminas e era um desperdício deitá-la fora. 
Seguiu-se a sopinha. Ao contrário da maioria dos miúdos, o meu adora sopa! É uma sorte porque é uma excelente fonte de vitaminas e nutrientes. E nem preciso de passá-la, ele gosta dos legumes inteirinhos!
Puré de feijão com couve branca.


Toca a lavar a panela de pressão num instante para cozinhar carne que andava pelo congelador e eu não conseguia identificar. Como me tinham dado carne de carneiro e eu não gosto muito, decidi estufá-la e picá-la. No final, aproveitei o caldo. Usei um pouco no recheio dos rissóis que fiz mais tarde e o resto congelei para ir usando (num delicioso arroz,por exemplo).




Pelo meio disto tudo, fiz biscoitos de chocolate. Como em equipa vencedora não se mexe, repeti a receita já aqui partilhada. Da outra vez desapareceram num instante por isso renovei o stock. E desta vez ainda correram melhor!

 

Depois de ter lavado novamente a panela de pressão (tenho 2 mas uma tem a borracha estragada), arranjei um melão que me tinham dado. Eu gosto de melão mas evito comer porque costuma fazer-me mal, fico com 'dói-dóis' na boca. Assim, aproveitei para fazer uma deliciosa compota. Como eu adoro compotas caseiras! Normalmente, junto amêndoa laminada mas como não tinha e vou querer usar esta compota para pôr em biscoitos, ficou simples mas igualmente saborosa.


Os frascos estão virados ao contrário para criar vácuo. Assim que retiro a compota do lume, ponho logo nos frascos, fecho e viro a tampa para baixo. Mas, atenção, se a tampa for de plástico não se pode fazer isso porque o plástico dilata com o calor da compota e entorna! Já me aconteceu e valeu-me uma queimadura na mão.

Por fim, fiz uns rissóis de carne. Nunca tinha feito rissóis, pelo que, só pelo facto da massa ter ficado boa, fiquei mesmo satisfeita! Hoje tenho que fazer mais porque sobrou-me bastante recheio.



Tudo isto com uma criança de 2 anos em casa o dia inteiro! Ainda comecei o jantar mas o maridão terminou e eu fui dar banho ao pequeno para sair um bocadinho da cozinha. Cheguei ao final do dia estoirada (há que frisar que foi tudo feito no fogão,eu não tenho Bimby nem nada do género) mas valeu a pena. Ganhei umas quantas queimaduras pequenas e dois ou três golpes mas ninguém me manda ser trapalhona. Foi um dia bastante produtivo! :-)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Passatempo Dia Mundial da Criança - Younik Handmade

Ahhhh, tantas são as vezes em que desejo voltar a ser criança...vou mantando essa saudade através do meu filho, absorvendo os momentos dele,...