segunda-feira, 22 de maio de 2017

Vem aí festa #3 - O CPM

Na passada sexta-feira, fui à primeira reunião do CPM. 'E o que é o CPM?', perguntam os leitores encalhados, solteiros. O CPM é o Centro de Preparação para o Matrimónio, passo obrigatório para que se faça a cerimónia. Impressão breve: O-D-I-E-I! Desculpem-me a sinceridade mas passou-me pela cabeça mandar tudo ao ar e desistir...
Para dar início à coisa, eram cerca de quinze casais em preparação para o matrimónio (e faltaram alguns!Casar está na moda.) mais 6 ou 7 casais orientadores. Eu estava sozinha, qual peixe fora de água. Ali, no meio de pessoas que não conhecia... (à excepção de um casal que chegou um pouco atrasado e que eu conheço há muitos anos).
A certo momento, pediram que os casais se levantassem, um a um, e se apresentassem um ao outro. Quando chegou a minha vez levantei-me e disse 'Eu estou aqui sozinha.'. A maltinha achou que eu estava a fazer graça e começou a rir-se. Ora, se eu já me estava a sentir desconfortável, pior fiquei e a dada altura comecei a chorar. Morri de vergonha e só me apeteceu correr dali para fora e nunca mais voltar...Valeu-me a Célinha (do tal casal que eu conheço) que ao dizer 'E têm um filho lindo!' deu-me a deixa perfeita para voltar a mim, conseguir terminar a minha apresentação  e enterrar-me na cadeira.
Desculpem... eu sei que sou uma maricas... mas para mim, que assumo andar emocionalmente desgastada e frágil, esta reunião foi mesmo violenta.
No final, fiquei a conversar um pouco com a Célia e o Simão. Eles namoram há dez anos, vivem juntos há cinco, se não me engano. Casam em Julho e eu desejo-lhes toda a felicidade do Mundo porque eles são a verdadeira inspiração do que é ser parceiro. Conhecê-los é ter a sensação que existem mesmo pessoas feitas umas para as outras.

Agora sobre o CPM em si..... mais uma vez, peço desculpa pela minha sinceridade ou falta de compreensão, mas alguém me consegue explicar o porquê da obrigatoriedade, e até qual a utilidade, disto?
Ora, eu (e mais alguns que por lá estão) já faço vida de casada há mais de cinco anos. Já temos um filho com quase 5 anos... O que é que me vão ensinar ali? A ultrapassar as dificuldades? A compreender o outro? A viver a dois? Oh meninos, querem que vos conte as tormentas que já passámos e ultrapassámos juntos? E digo mais! Em casos como o meu, em que o casal está fisicamente distante e se vê impossibilitado de frequentar o CPM junto, isto NÃO É FIXE!!!
Mas ok, o que tem que ser, tem mesmo que ser e dia 3 de Junho lá estarei, às 9 horas da manhã, para passar o dia TODO em preparação para o matrimónio. Com sorte, ainda lhes ensino qualquer coisa...


*Nem tudo foi mau. A reunião começou com este filme que eu gostei muito.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Passatempo Dia Mundial da Criança - Younik Handmade

Ahhhh, tantas são as vezes em que desejo voltar a ser criança...vou mantando essa saudade através do meu filho, absorvendo os momentos dele,...